Se sua Canon mega tank está apresentando falhas devido a ar nas mangueiras, você está nos post certo!
Mas Fábio! Como descobrir se o problema é devido a ar nas mangueiras?
Em alguns casos podem aparecer apenas falha ou riscos no preto, ou apenas no colorido ou em ambos.
Para matar a charada você precisa levantar a tampa frontal da impressora e olhar as mangueiras, que se não estiverem cheias de tinta, estão com ar, ocasionando fatalmente as tão temidas as falhas.
Veja o exemplo da foto:

Hoje vou ensinar o passo a passo de como resolver esse problema.
Apesar de eu mostrar o processo de forma simples e prática, trata-se de um procedimento com dificuldade de nível médio, então aconselho que você dê uma olhada no artigo e no vídeo complementar antes de realiza-lo, para analisar e julgar se consegue fazer sozinho, ok?!
Confira baixo a lista de materiais necessários para realizar o procedimento:
MATERIAIS |
Chave philips |
Papel higiênico |
Snap Fill |
Solução de limpeza OCP (caso o cartucho esteja entupido também) |
Seringa de 10 ml |
Agora que você já conferiu os materiais, bora pro passo a passo.
O modelo utilizado para essa demonstração foi uma Canon G3100.
Infelizmente o dono do equipamento misturou as tintas no tanque, então não repare nas tintas do tanque colorido estar todo preto, ok?!

Assim a cabeça ficará destravada e vamos conseguir movimenta-la com mais facilidade no carro.
Agora se atente a um importante detalhe:
Levante a tampa do tanque de tinta referente ao cartucho que você não vai retirar o ar. Como ela também tem a função de trava a tinta dele não vazará enquanto você estiver puxando o ar do outro.
Ex: Se as mangueiras das tintas coloridas estiverem com ar, você vai levantar a tampa do tanque de tinta preta (tampa da esquerda)
Agora se a tinta preta estiver com falha, você levantará a tampa do tanque das tintas coloridas (tampa da direita)
Como no meu caso, o ar estava nas mangueiras coloridas, levantei a tampa do tanque preto para conseguir puxar a tinta da cabeça de impressão colorida sem vazamentos.










Como há grande chance deles estarem ressecados devido ao período sem contato direto com as tintas devido ao ar, eles podem estar entupidos e temos que eliminar essa possiblidade também.
Caso tenha dificuldades em achar esse produto você pode compra-lo clicando aqui.

O ideal é que as cores saiam perfeitas e sem falhas, dessa forma ele estará 100% desentupido.
Se não ficar assim é preciso deixa-los de molho por mais um tempo.

O Snap Fill é uma peça essencial para conseguir realizar o procedimento, pois é com ele que conseguiremos retirar o ar dos “cartuchos”. Caso tenha dificuldades em achar esse produto você pode compra-lo clicando aqui.


Puxe devagar até que as mangueiras fiquem preenchidas com tinta novamente, depois solte para que a pressão estabilize. Após isso desconecte a seringa do Snapp Fill.
Se houver ar nas mangueira da outra cabeça de impressão faça o mesmo procedimento com o outro “cartucho”. Só não de esqueça de fechar a tampa do tanque de tinta do que acabou de puxar e abrir a do que vai fazer o procedimento. Além disso, não deixe troque a borracha do snapp fill, e de lavar muito bem a seringa.

Isso acionará o fechamento da válvula e evitará com que haja vazamento de tinta e uma nova entrada de ar.
Desconecte os pinos da cabeça de impressão, desencaixe ela do snapp fill e limpe o cartucho com papel higiênico.
O próximo passo é voltar as peças para o lugar!















No vídeo abaixo também há o passo a passo desse procedimento, então se algo não ficou muito claro e pintou alguma dúvida, você pode conferi-lo como auxílio, ok?!
Aproveite e para dar um like no tutorial e se inscrever no canal!
Um abraço e até o próximo post!
Boa Tarde Fábio!
comprei uma canon G510 empolgada com seu vídeo a respeito da mesma, sempre tive Epson e resolvi arriscar, mas eu acho que não dei muita sorte, desde que comprei não gostei do resultado, eu acho que errei na instalação ou aconteceu por outro motivo, pelo que vi tem ar nas mangueiras, estão com espaços sem tinta, e algumas vezes no final da impressão, a mesma sai sombreada, meia torta, me ajuda por favor
oi, tudo bem? Olha nesse caso eu aconselho você levar em uma assistência da Canon, pois parece que o carregamento inicial não foi feito corretamente. Sobre a impressão sair meio torta, teria que ver a impressão. Mas isso também não é normal nesse equipamento.
Não vi nenhum ainda dar esse tipo de problema, pode ser alguma situação isolada. Mas o certo é olhar e como esta na garantia aproveita e leva pra ver.
Olá Fábio, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente canal.
Vou comprar uma impressora multifuncional nova, pois a minha antiga Epson Tx550W está com o cabeçote entupido por falta de uso, e além de não se encontrar a peça para a troca, somente usada, o seu custo inviabiliza a manutenção.
Sou um usuário doméstico, imprimo poucas folhas por mês e com isto em mente estou procurando uma alternativa que também venha a durar os quase 15 anos da impressora antiga.
Eu preciso comprar uma multifuncional, com ethernet e/ou wi-fi e desta maneira venho pedir seus conselhos.
Efetivamente eu não preciso de uma impressora de “tank de tinta”, mas atualmente somente a HP de quem não sou muito fã, possui o modelo DeskJet Plus Ink Advantage 6476
Tanto a Epson quanto a Canon, não possuem impressora com estas características.
Porém assistindo aos seus vídeos e comparando os modelos, estive pensando seriamente em adquirir uma das seguintes impressoras:
Epson 3250 que possuo grande vivência com a marca e atesto sua qualidade, ou uma
Canon G3160, que tem a possibilidade de troca de cabeçotes e cartucho de manutenção. Outras possibilidades são as modelos G6010 e/ou G4111.
Como nunca trabalhei com a Canon, lhe pergunto se é normal a ocorrência de ar nas mangueiras das impressoras Canon, ou se só ocorrem nos modelos G3111 / G3100 / G4111 / 2100 conforme citado em seu vídeo https://www.youtube.com/watch?v=QjAYVYHWkOM
A Canon tem uma boa qualidade? – seu hardware é confiável e durável?
Sei que tudo depende, mas olhando para a qualidade de impressão e durabilidade do equipamento, qual delas você me recomendaria?
Grato pelos seus conselhos, opinião e considerações,
Att,
Clóvis Ferreira
Obrigado pelo feedback! E agradeço por prestigiar nosso conteúdo.
Sobre as impressoras Canon elas são bem robustas e no caso da G3160 ela é um ótimo equipamento.
Mas assim como na Epson se o carregamento inicial não for feito de forma correta, pode haver ar nas mangueiras, mas isso como disse é comum em todas.
E a maioria das vezes que dá problema é erro do usuário, agora comparando a durabilidade de sua antiga Epson Tx550W em relação as novas, posso dizer que sua antiga era de uma linha acima desses modelos atuais.
Então, se hoje você for comprar uma Canon no mesmo nível, você terá que adquirir pelo menos uma G6010 ou G7010 e se for Epson, pelo menos uma L6171.
Já a durabilidade delas, vai ser influenciada pelo uso de tintas Originais ou paralelas 100% compatíveis e manutenção correta do equipamento.
Se ainda não adquiriu e quiser contribuir com nosso trabalho, compre pelos nossos links.
L6171 MAGALU – http://bit.ly/epsonecotankl6171
AMAZON – https://amzn.to/35A2rRW
MEGA TANK G6010 – MAGALU https://bit.ly/mglmultifuncionalcanong6010