fbpx

Impressora Canon Mega Tank puxa até que gramatura de papel?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Fábio Freitas
em 13 de março, 2020

Compartilhe:

 
Impressora Canon Mega Tank puxa até que gramatura de papel?
 
 
Tá afim de comprar uma Canon Mega Tank e ficou na dúvida se ela vai atender as suas necessidades em relação a gramatura de papel?
 
Vem comigo, porque nesse post vou te explicar tudo tim-tim, por tim-tim!
 
Como alguns de vocês já sabem, criei uma série no You Tube, para falar sobre a gramatura de papel suportada pelas impressoras tanque de tinta das principais marcas do mercado, como EpsonHPCanon e Brother.
 
Primeiramente é interessante que você saiba que a Canon trabalha com várias linhas de impressoras, e as 3 principais aqui no Brasil são as linhas Mega Tank, Pixma e Maxify.
 
Como na série, a abordagem é sobre impressoras tanque de tinta, vamos falar apenas da série Mega Tank, ok?!
 

Entendendo o padrão Canon de gramatura

 
Em se tratando de gramatura de papel, a marca é bem específica em seus manuais e em relação a esse quesito o usuário não tem grande dificuldade para localizar a informação. Ponto super positivo para a marca em comparação aos concorrentes!
 
Os arquivos disponibilizam as informações de gramatura tanto em g/m² (peso em gramas por metro quadrado) quanto em ib (libras – unidade de massa equivalente a exatamente a 453,59237 gramas).
 
E os manuais são localizados com muita facilidade no site da empresa.
 

Gramatura X Espessura

  
Para que você compreenda melhor sobre qual o tipo de papel sua impressora vai puxar é preciso entender primeiro o que é gramatura e o que é espessura de papel.
 
Conforme a fabricante de papel Santa Maria:
 
A gramatura de papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada em uma área expressa em m² (peso em gramas por metro quadrado. Ex: 90 gramas por metro quadrado, 90 g/m²).  
 
Já a espessura corresponde a distância entre as duas faces do papel. Esta característica é expressa na unidade µm (Micras).
 
Tendo a relação entre Espessura (µm) /Gramatura (g/m²) temos o resultado de outra característica que chamamos de Bulk (cm³/g).
 
bulk é o que chamamos de corpo do papel. Então, quanto maior o resultado obtido, mais “encorpado” será o papel.
 
Se inteirando desses conceitos, você terá uma melhor compreensão de alguns fatores a serem considerados nesse artigo.
 

Modelos Canon X Especificações

 
Até agora, a linha Mega Tank comercializada pela Canon no Brasil, engloba os modelos: G1100, G2100, G3100 e G4100 .
Seguidas dos modelos G1110, G2110, G3110 e G4110 e G3102, G3111 e G4111.
 
Conforme os manuais das series G1000, G2000, G3000 e G4010 todos os modelos da linha suportam o mesma gramatura.
 

Tipos de papel 

A Canon ainda disponibiliza uma lista com os tipos de papéis e suas respectivas gramaturas compatíveis com a linha:
 
Papéis Não Originais
Papel Comum (incluindo papel reciclado) 64 a 105 g/m²
Envelopes americano nº10
 
 
Papéis Originais Canon
Para imprimir documentos – 64 a 275 g/m²
Canon Red Label Superior
Canon Océ Office Colour Paper
High Resolution Paper
Papel para impressão de fotos – 64 a 275 g/m²
Papel Fotográfico Brilhante de Uso Corrente
Photo Paper Glossy
Papel Fotog. Acetinado Plus II 
Papel Fotog. Acetinado Plus II 
Fotográfico Profis. Brilhante
Papel Fotog. Semibrilhante Plus
Matte Photo Paper
 
Os itens são encontrados com facilidade nas principais lojas virtuais e no site da marca.
 
Apesar de não constar nos manuais, sabemos por experiência, que esses modelos também puxam com eficiência, transparências compatíveis com impressoras jato de tinta, papel fotográfico, papel matte, papel arroz, papel kraft e papel adesivo. Só se atente a frequência de uso do papel adesivo, pois esse tipo de papel acaba exigindo uma maior regularidade de manutenções no equipamento, pois acumulam resquícios de cola a longo prazo na impressora.
 
Outro fator que merece destaque é que as impressoras desta  marca possuem o tracionador (peça responsável por puxar o papel) com mais força de tração do que alguns modelos das marcas Epson e HP. E isso faz com elas tenham um bom desempenho ao puxar papéis com gramaturas maiores que 105 g/m² .
 
 

Afinal, minha impressora puxa até que gramatura de papel?

 
Algumas pessoas que compram papéis originais da Canon dizem que as versões fotográficas acima de 200 g/m²  são mais maleáveis, e é justamente essa característica que permite que o equipamento puxe eficientemente o papel.
 
Com base nesses informações podemos concluir que, independente do modelo, sua Canon Mega Tanque puxa papel 150 g/m², 180 g/m², 240 g/m² com bom desempenho. E dependendo do fabricante, até alguns papéis de 275 g/m² além dos originais.
 
Então, independente da marca o que vai fazer com que sua impressora puxe ou não papéis até 275 g/m² são fatores como espessura, maleabilidade e qualidade! 
 
Além disso, se atente também para não ficar deixando papéis parados por muito tempo na bandeja sem imprimir. Isso contribui para que certos tipos de papéis, incluindo os mais comuns, absorvam maior umidade e grudem um pouco uns nos outros, causando mais aderência e dificultando seu tracionamento.
 
Sempre compre uma pequena quantidade de papel para testar e caso o equipamento não puxe adequadamente, faça o teste com outro fabricante.
 
Vai por mim! Sempre dá certo!
 
Espero que este artigo possa ter te ajudado!
 
Para saber mais, assista o vídeo abaixo e não deixe de se inscrever no canal pra ficar por dentro das novidades!
 
Confira também, os outros posts do blog com dicas sobre a marca clicando aqui.
 
E se você conhece alguém que precisa saber um pouco mais sobre gramatura de papel das impressoras Canon, não deixe de compartilhar esse artigo pelo Telegram ou Whats App.
 
 
 
Um abraço e até o próximo post!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


29 Comentários

  • Alvaro Voo disse:

    Tenho visto muita reclacao dessa nova Canon G3160 justamente por esse sistema de cartucho de manutenção sem reset, que custa 200,00 e muitos relatos con poucos meses de uso já pedindo a troca, parece que esse sistema pratoc o viabiliza essa máquina pelo alto custo de manter ela, concorda com isso ?

    1. Oi, desculpe a demora em responder. Tivemos um problema de ataque no blog.
      Sobre esse cartucho da G3160 no inico estava bem salgado hoje já existe o cartucho mais barato completo. E também existe o chip para você comprar e trocar de seu próprio cartucho.
      vou deixar o link onde você pode comprar bem em conta:
      Link 1 – https://s.click.aliexpress.com/e/_A8lpTp
      Link 2 – https://s.click.aliexpress.com/e/_9grKMR

  • Eliel Schroeder disse:

    Bia tarde amigo. Gostei do vídeo e me esclareceu bastante. Ainda assim, gostaria de saber qual impressora da Canon me indicaria para impressão exclusiva de papel com gramatura 180g. Sou professor da arte de Papercraft e imprimo com muita frequência papel com gramatura superior a 150g.

    1. Oi, tudo bem Eliel? No seu caso acho que uma IX6810 seria uma ótima opção pois além de puxar com facilidade esse tipo de gramatura, ela já imprime em A3.
      Da uma olhada nela nesse link: Canon ix6810 https://bit.ly/3m8IZFM

  • Dirceu Sousa Neves disse:

    Prezado colega Fábio, comprei minha impressora Cano G3160 baseado no vídeo que vi no YouTube onde vc apresentou as diferenças da Canon G3160 e da Epson L3150. Minha dúvida é sobre qual papel fotográfico comprar, já que até agora não encontrei alguém que me esclareça o nome e o modelo do papel fotográfico correto para Canon. Essa pode inclusive ser uma dúvida recorrente dos demais. Quando falo sobre a tinta preta pigmentada da Canon todos são unanimes em dizer que o papel que possuem não serve para ela, me deixando além da falta de oppção, mais confuso ainda em relação a qual o papel comprar e se servem para a tinta preta da impressora. Há alguma diferença a considerar quando comprar o papel ou todos servem para ela? papel Matte (fosco) serve? E o glossy, qualquer tipo tambéms serve? Qual deles devo comprar?. Muito obrigado!

    1. Olá Dirceu!

      Fiz um vídeo de teste com a G3160 mostrando exatamente isso.
      Dá uma olhada a partir do minuto 35:57, ok?!
      Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=_Zd_pU9_yQg&t=1791s

  • Izilda Trindade Ferreira disse:

    Muito obrigada Fábio por ter me respondido.
    Então você me perguntou qual impressora específica eu estaria olhando para comprar.
    Estou querendo a Epson l805.
    Mas comentaram para mim da Canon G3111.
    Eu que no caso sou leiga no assunto, e estou pesquisando sobre elas, quero fazer uma compra acertava.
    Você falou sobre o corante, realmente vou precisar de imprimir adesivos a prova de água também.
    Desculpa se acaso não entendi direito, mas então qualquer uma dessas que eu compre, vou ter que comprar pigmento separado , é isso?

    Já tô quase compreendendo rsrs.
    Tirando mais esta dúvida eu tomo minha decisão.

    Em questão da voltagem eu entendi, que bom que têm possibilidade de uso .

    Agradeço demais viu. De coração.
    Deus te abençoe.

    Abraço

    1. Oi Izilda!

      Sim, independente do modelo que escolha, se quiser impressões que não borrem nem desbotem, você precisará comprar um kit de tintas pigmentadas a parte.
      Use-as desde o primeiro abastecimento, ok?!

      OBS: Nesse caso, te aconselho a optar pela Epson, pois é mais fácil achar as tintas do tipo pigmento para ela no mercado, ok?!

      Vou deixar um site onde você consegue encontrar boas marcas, caso precise: https://bit.ly/tintapigmentadaepsoncompativel

      Como a L805 é uma impressora fotográfica ela utiliza 6 cores (magenta, magenta claro, azul, azul claro, amarelo e preto), fique atenta a isso na hora da compra.

      Outro detalhe importante é com relação ao tipo de papel que irá usar. Independente de ser etiqueta, papel fotográfico, entre outros, sempre pergunte ao vendedor se o papel possui tratamento para impressões com tinta pigmentada, pois algumas marcas não tem, ok?!

      Caso não tenha a tinta não adere eles.
      Espero que ajude!

      Sucesso no seu negócio!

  • Izilda Trindade Ferreira disse:

    Adorei seu blog. Procurei muito alguém que tenha conhecimento para me orientar. Nessa pandemia resolvi trabalhar com sabonetes artesanais. Nunca usei impressora, e agora preciso de uma para imprimir rótulos e etiquetas ( no caso adesivos) para meus produtos. E farei tags também. A Canon que você explicou no vídeo que vi no YouTube, você indicaria como ideal para o meu caso? A voltagem aqui em Goiânia é 220.
    Cheguei a pesquisar uma Epson l805 TB.
    Desde já agradeço sua atenção .
    Parabéns pela humildade e dedicação para ajudar a tantas pessoas, que às vezes, são leigas como eu.
    Abraço.

    1. Olá Izilda!

      Tudo bem?!

      Fico imensamente feliz em saber que gostou do meu trabalho.
      Obrigado pelo carinho.

      Pra te ajudar, eu precisaria saber que modelo da Canon vc tem em vista. Mas se for algum entre os mais populares, como G3111 ou G6010, por exemplo.
      Ambas as marcas servem pra vc.

      Só fique atenta ao fator de que (com exceção do preto da Canon) tanto a Epson, como a Canon, usam tinta do tipo corante. E se suas etiquetas tiverem contato com água irão borrar.
      Então, o ideal seria, usá-las com tintas do tipo pigmento, que vc compra a parte e usa desde o primeiro carregamento, pois não borram nem desbotam com tempo.

      Vou deixar o link de um artigo em que falo sobre isso: http://www.comoclube.com/qual-a-diferenca-entre-tinta-corante-pigmentada-sublimatica-e-comestivel/

      Agora, se esse detalhe não fizer tanta diferença pra vc, pode usar as tintas originais que vem com elas mesmo, ok?!

      Sobre a voltagem, basta usar um auto transformador, assim vc consegue utilizar qualquer produto 110, ok?!
      Vou deixar o link de um pra vc dar uma olhada:
      http://bit.ly/3aaAR0P

      Espero que ajude.

      Grande abraço.

  • Marcos disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    1. Que bom que pude ajudar!
      Obrigado por prestigiar meu trabalho!
      Abração

  • Fernanda disse:

    Olá, boa noite!

    Você sabe informar se a Canon G6010 puxa papel pólen 90g? Tenho uma Epson L3110 que puxa, mas mancha a ponta de todas as páginas.

    1. Olá Fernanda!
      Puxa sim, normalmente.

      1. Fernanda disse:

        Obrigada!!!
        O seu trabalho é ótimo! Sempre tiro muitas dúvidas através dos seus vídeos, parabéns!!

        1. Muito obrigado!
          Fico feliz em poder ajudar e ter pessoas como vc junto a comunidade Como Clube!

          Grande abraço.

  • JUCEMAR RIBEIRO disse:

    Primeiramente bom dia e parabéns pelo seu trabalho! Agora na pandemia comecei a me interessar por papelaria na minha casa. Sempre tive impressoras Canon devido ao baixo custo. Tenho conhecimento em eletrônica e depois de assistir seus vídeos sobre a tinta que a impressora joga dentro dela mesma resolvi desmontá-las e fazer o dispenser externo já que minha intenção era de voltar a trabalhar com impressões. Muito obrigado pelas dicas. Mas tenho mais a falar… Bem, minhas impressoras estavam todas paradas porque os cartuchos Canon são caríssimos. Resolvi então comprar aquele kit de cartuchos recarregáveis do ML para minha Canon IP7210. No passado eu imprimia DVDs nela porque sou cinegrafista e não tinha como entregar um DVD branco para o cliente. Nesse kit também vieram as tintas. Só que agora, as cores não são fiéis. Exemplo do vermelho que sempre sai rosado. Resolvi então injetar essas tintas em outra impressora que estava guardada há 9 anos, a Canon IP2700, minha primeira impressora. Achava que nem iria funcionar, que os dois cartuchinhos estariam todos entupidos. Mas para minha surpresa funcionou melhor ainda! As cores saíram mais fortes! Mas continuo com o problema de vermelho rosado. Além disso, como a IP2700 possui apenas cartucho preto para impressão comum, quando imprimo em papel foto a impressora soma as três cores CMY para formar o preto e o resultado fica um preto azulado. Antes quando eram originais as tintas, saíam preto bem preto. Meus testes em ambas foram todas nas configurações default. Agora lá vai minha pergunta (até que enfim!): Qual fabricante de tintas vc me recomendaria para recarregar meus cartuchos Canon que mais se aproximaria das originais??? Ou pensei numa ideia maluca de pegar os litrinhos de tinta que comprei e manipulá-los: ir pingando um pouquinho de tinta amarela no ciano e ir testando…kkkk. Só sei que uma das cores está fraca pois na soma das três não está saindo preto e sim um azul bem enegrecido. Sei que vc deva estar pensando pq ainda não comprei uma Epson ou uma Canon Tanque. Resposta: $$. Na pratica vira tudo em cartucho pois a Canon tanque manda uma tinta pra um cartucho com apelido de cabeça de impressão e a Epson com apelido de damper. Será que posso também comprar as tintas da Canon tanque e recarregar os cartuchos das minhas Canon simples? Pra finalizar, tive mais uma Canon na minha vida mas eu queimei a placa dela tentando fazer reparos: a Canon MG3210. Agora uso as mangueiras dela para fazer os dispensers das outras. Ficaria muito agradecido se vc me respondesse. Tenha um ótimo dia, Deus o abençoe!

    1. Olá, tinta paralela mais próxima da original seria SENSIENT ou Laserteck. Você pode utilizar a tinta original das impressoras Mega tanque nas outras antigas. E por final essa tinta esta saindo mais clara, porque com certeza esses cartuchos estão um pouco obstruídos. Faça a impressão da verificação dos ejetores no software da impressora, se estiver algum ruim vai aparecer.

      1. Jucemar Dos Santos Ribeiro disse:

        Realmente as duas impressoras saem com padrão falhado na verificação dos ejetores. Mas na IP7210 em que posso retirar a cabeça de impressão e lavar, já fiz inúmeras limpezas com diversos produtos, já deixei de molho e não resolveu. Será sujeira ainda ou tem a possibilidade de queimar alguns ejetores individuais (microscópios) e a cabeça continuar funcionando? Porque na qualidade alta não há falhas, há somente o problema de cores rosadas no vermelho. Mas na verificação de ejetor acredito que a impressora não imprima o padrão em alta qualidade, daí aparecem as falhas dos ejetores.

        1. Nesse caso, com certeza alguns bicos deram problema.

          1. Jucemar Dos Santos Ribeiro disse:

            Ok, então a única solução seria substituir a cabeça de impressão ou vc teria alguma outra solução para a IP7210? Insisto nela pois é a única que tenho que imprime CD/DVD/Bluray.

          2. Oi, Jucemar!

            Tem uma opção, porém como toda tentativa pode não dar certo.

            Você pode comprar um kit de cartuchos recarregáveis,que você encontra na internet, só se atente a comprar os que tenham chipfull, aí você coloca o liquido de limpeza de cabeçote nos cartuchos ao invés da tinta, faz umas três limpezas pelo software da impressora, desliga ela totalmente da energia e deixa ela pelo menos 24hs sem mexer, depois faz mais algumas limpezas volta os cartuchos que você utiliza com tinta e testa.

            Se não chegar no resultado desejado, Repete o procedimento até mais 2 vezes.

            Se não funcionar só outro cabeçote mesmo.

            Espero que ajude!
            Abração

  • Marcos disse:

    Olá amigo tudo bem? Parabéns pelo blog, excelentes dicas. Comprei uma canon g3110 para personalizados, inicialmente imprimo 180gr. Quero utilizar uma gramatura maior, máximo 240 em papel offset. Gostaria de saber, na hora de selecionar o tipo de papel, como saber qual é configuração certa para essa gramatura e também, se você tem algum tipo de perfil que possa auxiliar na impressão.
    Desde de já agradeço a atenção.
    att
    Marcos

    1. Oi Marcos, tudo bem sim. Sobre sua pergunta não tem segredo na configuração.
      Só você selecionar em Preferencias de impressão, a opção Photo Printing.

      1. Clara disse:

        Boa tarde!

        Estou querendo trabalhar com personalizados, porém estou na dúvida entre os modelos G3111 e G6010.. você teria alguma consideração em comparação a estes dois modelos?
        Desde já agradeço e parabéns pelo conteúdo do blog! 🙂

        1. Oi Clara!

          Tudo bem?!

          A resolução e gramatura de papel das 2 é praticamente a mesma. Mas a G6010 é um pouco mais robusta.
          Apesar disso, atualmente vc acha o cabeçote da G3111 mais facilmente no mercado, o que facilita em casos de reparo.
          Outro detalhe é que ela é um pouco mais em conta, ok?!

          Espero que ajude!
          E obrigado por prestigiar nosso trabalho.

          Abração

          1. Guilherme disse:

            Boa tarde, a impressora g3111 puxa Papel Fotográfico Canson Rag Photographique 310g? mesmo que a qualidade fiquei um pouco inferior pois seriam cores chapadas. obrigado.

          2. Oi Guilherme, tudo bem ? Então sobre sua pergunta, o fabricante promete ela puxar até 275G, porém
            cada papel tem que ser testado em particular. Já vi esse modelo puxando papeis de até 330g depende do
            do tipo de papel, maleabilidade e espessura. Infelizmente nunca tive oportunidade de testar o Papel Fotográfico Canson nessa
            série de impressora, bom seria comprar umas folhas e testar.OK!

          3. Oi, Gulherme puxar ela vai puxar, o tracionador desse equipamento é bom. Mas como nunca testei esse tipo de papel eu aconselho pegar umas folhas e fazer testes antes, para ver como ela vai se comportar. Sobre a qualidade acho que não vai dar muita diferença.

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante:
    Para proporcionar uma melhor experiência a nossos usuários este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

    Criado por WP RGPD Pro