E o tema de hoje é: por que impressoras HP não podem ser usadas para sublimação?
Essa é uma dúvida muito frequente em minhas redes sociais. Então, resolvi fazer esse artigo para explicar em detalhes o porquê dessa restrição.
Se você está interessado em trabalhar com sublimação e quer comprar uma impressora para esse fim, nesse artigo, você vai poder ficar um pouco mais por dentro sobre esse assunto e poder fazer sua escolha de maneira mais acertiva.
Primeiramente, é preciso entender como funciona o processo de sublimação.
Muitas pessoas acham que sublimação é apenas transferência da imagem do papel para a camiseta, como é feito no processo com papel de transfer, porém, sinto em informar que não é assim!
O que é sublimação?
A primeira coisa que que você deve saber é, como acontece o processo de sublimação?
1º Você deve comprar uma impressora e fazer seu primeiro carregamento de tinta já com a tinta do tipo sublimática. No artigo, Qual a diferença entre tinta corante, pigmentada, sublimática e comestível, você pode entender um pouco melhor sobre cada uma delas.
Caso você tenha uma impressora abastecida com outro tipo de tinta, antes de usar a tinta sublimática é preciso levar seu equipamento em uma assistência técnica, para que seja realizada uma limpeza completa do sistema de tintas, incluindo não só os tanques, como também o cabeçote e as mangueiras, ok?!
2º Faz-se então, a impressão da arte desejada em um papel especial, chamado papel sublimático, que possui tratamentos especiais e permite um melhor acabamento nas peças.
OBS: A maioria das pessoas utiliza o papel ofício comum, que também vai permitir que o processo aconteça, mas com um acabamento um pouco inferior ao do papel apropriado.
3º A impressão é colocada sobre a peça desejada (camisas, long drinks, chinelos, azulejos, canetas, etc…que devem ser a base de tecidos sintéticos ou resinados) e a arte é transferida para a peça através da pressão e calor de uma prensa.
Observe a figura abaixo para entender de forma mais clara como o processo funciona:
Não sei se você conseguiu perceber, mas na verdade, o que acontece nesse processo, após o aquecimento da tinta através da prensa, é que a tinta sublima, tornando-se um gás, que se ancora e se impregna nos poros do objeto.
A tinta passa do estado sólido, sim, sólido e não líquido, porque tem em sua composição vários pigmentos. E passa para e estado gasoso!
Bem, agora que você entendeu o que é sublimação, vou te explicar como funciona o sistema de impressão das impressora HP e o porque ele é contra indicado para esse fim.
Como funciona o sistema de impressão da HP?
As impressoras a jato de tinta da marca HP, funcionam através de um sistema de impressão chamado Bubble Jet.
Trata-se de uma tecnologia de impressão térmica, no qual uma pequena quantidade de tinta é submetida a uma temperatura de 500 °C para formar pequenas bolhas.
Com o aquecimento, essas bolhas fazem uma pressão sobre a tinta, que é expelida pelos orifícios da cabeça de impressão, chegando assim, até o papel.
Quando este processo é finalizado, o espaço deixado pela bolha é preenchido novamente por uma pequena quantidade de
tinta e, tudo se repete.
Veja abaixo como ocorre o processo na prática:
A resistência aquece e uma bolha é formada
Com a pressão exercida pela bolha a tinta é expelida do bocal
Patenteado pela Canon em outubro de 1977, além da HP, esta tecnologia também é utilizada pela empresa Lexmark.
Porque impressoras da Epson podem ser usadas para sublimação?
A impressora envia sinais elétricos para os cristais piezo
O impulso faz com que os cristas se comprimam, forçando a saída da tinta.
Como não é utilizado o aquecimento nesse sistema de impressão, há uma maior flexibilidade de tipos de tinta que podem ser utilizados, incluindo os líquidos sensíveis ao calor.
Deixe um comentário